quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Trânsito


  Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais, para fins de circulação, parada ou estacionamento. Leis de trânsito são as leis que regem o tráfego , enquanto que leis da estrada são leis e regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para facilitar e ordenar o fluxo preciso do trânsito.
                                                             Organização do trânsito
   o trânsito prima, geralmente, pela organização, fluindo em faixas de tráfego numa direção particular, com cruzamentos e sinais de trânsito. O trânsito pode ser separado em duas  classes: motorizado, não-motorizado (bicicletas, carroças e Pedestre). Alguns países têm leis de trânsito muito detalhadas e complexas enquanto outros confiam no bom senso dos motoristas e na boa vontade deles em cooperar, evidenciando o bom desenvolvimento da educação para o trânsito.
  Tipicamente, a organização reduz o tempo de viagem e acidentes, por conseguinte evita congestionamentos e conflitos entre motoristas.
   Em vias particularmente movimentadas, uma desordem secundária pode persistir num fenômeno conhecido como "ondas de tráfego". Um colapso total da organização pode resultar num engarrafamentos de trânsito.

                                      Dicas de segurança no trânsito

Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro a sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.
      



  Texto Produzido por:Lucas Pacheco,João Pedro,Sueldo Filho,Yan Alex-Alunos 6º ano Colégio Nova Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário