quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bullying na escola uma preocupação de todos


    Bullying (anglicismo, bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ], vagamente "bôliê-n") é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. 
  Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
   O bullying na escola é uma preocupação constante para muitos pais e mães, principalmente pelo fato de acompanharem os noticiários e verem o constante aumento dos casos. Muitos chegam a se questionar se seus filhos podem estar sofrendo este tipo de violência em silêncio, por medo ou qualquer outro motivo não revelam .
    Para aqueles pais, cujos filhos por natureza são um pouco mais fechados e de falar pouco, a preocupação é maior ainda. A cabeça de uma criança ou até mesmo um adolescente pode ser difícil de entender principalmente pelo fato das mudanças pelas quais eles estão passando e que eles mesmos não entendem. O objetivo deste post é ajudar esses pais a conhecer os principais sintomas de bullying na escola e o que fazer nesses casos
                           Sintomas mais comuns de bullying na escola 
      O sintoma mais comun é o isolamento. A criança que sofre esse tipo de violência acaba se isolando do mundo e em alguns casos mais sérios até se tornando antissocial. Não gosta de estar na presença de outras pessoas e passa a maior parte do tempo trancada no quarto.
     Outro sintoma que pode indicar o caso de bullying na escola é a diminuição excessiva do rendimento escolar. A criança sempre teve um bom rendimento, boas notas, sempre foi bastante ativa nos estudos e de repente as notas despencam, o rendimento intelectual cai, e a criança perde o interesse pelos estudos.
      Outro sintoma que também pode indicar bullying na escola é a criança se recusar a ir para as aulas sem uma razão aparente. Inclusive a criança tem dificuldade de explicar porque não quer mais estudar. Esse pode ser um sintoma típico de bullying na escola.

                    O que fazer com uma criança com estes sintomas
       Em primeiro lugar os pais precisam ter uma conversa aberta com a criança para tentar confirmar se os sintomas são de bullying na escola ou trata-se de um  outro problema. Caso confirmem esse tipo de violência, devem comunicar imediatamente a escola para que tome as providências necessárias.
     Em seguida os pais devem encaminhar a criança para um atendimento psicológico a fim de tratar imediatamente o problema. Desta maneira é muito mais fácil minimizar ou até mesmo eliminar as consequências do bullying na escola.
              Lembrem todos somos iguais, não importa as diferencias.

Texto Produzido por:Vitoria,Izabella,Mariana,Ana Paula-Alunas 6°Ano Colégio Nova Dimensão


Nenhum comentário:

Postar um comentário