quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bullying na escola uma preocupação de todos


    Bullying (anglicismo, bullying, pronuncia-se AFI: [ˈbʊljɪŋ], vagamente "bôliê-n") é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. 
  Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
   O bullying na escola é uma preocupação constante para muitos pais e mães, principalmente pelo fato de acompanharem os noticiários e verem o constante aumento dos casos. Muitos chegam a se questionar se seus filhos podem estar sofrendo este tipo de violência em silêncio, por medo ou qualquer outro motivo não revelam .
    Para aqueles pais, cujos filhos por natureza são um pouco mais fechados e de falar pouco, a preocupação é maior ainda. A cabeça de uma criança ou até mesmo um adolescente pode ser difícil de entender principalmente pelo fato das mudanças pelas quais eles estão passando e que eles mesmos não entendem. O objetivo deste post é ajudar esses pais a conhecer os principais sintomas de bullying na escola e o que fazer nesses casos
                           Sintomas mais comuns de bullying na escola 
      O sintoma mais comun é o isolamento. A criança que sofre esse tipo de violência acaba se isolando do mundo e em alguns casos mais sérios até se tornando antissocial. Não gosta de estar na presença de outras pessoas e passa a maior parte do tempo trancada no quarto.
     Outro sintoma que pode indicar o caso de bullying na escola é a diminuição excessiva do rendimento escolar. A criança sempre teve um bom rendimento, boas notas, sempre foi bastante ativa nos estudos e de repente as notas despencam, o rendimento intelectual cai, e a criança perde o interesse pelos estudos.
      Outro sintoma que também pode indicar bullying na escola é a criança se recusar a ir para as aulas sem uma razão aparente. Inclusive a criança tem dificuldade de explicar porque não quer mais estudar. Esse pode ser um sintoma típico de bullying na escola.

                    O que fazer com uma criança com estes sintomas
       Em primeiro lugar os pais precisam ter uma conversa aberta com a criança para tentar confirmar se os sintomas são de bullying na escola ou trata-se de um  outro problema. Caso confirmem esse tipo de violência, devem comunicar imediatamente a escola para que tome as providências necessárias.
     Em seguida os pais devem encaminhar a criança para um atendimento psicológico a fim de tratar imediatamente o problema. Desta maneira é muito mais fácil minimizar ou até mesmo eliminar as consequências do bullying na escola.
              Lembrem todos somos iguais, não importa as diferencias.

Texto Produzido por:Vitoria,Izabella,Mariana,Ana Paula-Alunas 6°Ano Colégio Nova Dimensão


Trânsito


  Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais, para fins de circulação, parada ou estacionamento. Leis de trânsito são as leis que regem o tráfego , enquanto que leis da estrada são leis e regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para facilitar e ordenar o fluxo preciso do trânsito.
                                                             Organização do trânsito
   o trânsito prima, geralmente, pela organização, fluindo em faixas de tráfego numa direção particular, com cruzamentos e sinais de trânsito. O trânsito pode ser separado em duas  classes: motorizado, não-motorizado (bicicletas, carroças e Pedestre). Alguns países têm leis de trânsito muito detalhadas e complexas enquanto outros confiam no bom senso dos motoristas e na boa vontade deles em cooperar, evidenciando o bom desenvolvimento da educação para o trânsito.
  Tipicamente, a organização reduz o tempo de viagem e acidentes, por conseguinte evita congestionamentos e conflitos entre motoristas.
   Em vias particularmente movimentadas, uma desordem secundária pode persistir num fenômeno conhecido como "ondas de tráfego". Um colapso total da organização pode resultar num engarrafamentos de trânsito.

                                      Dicas de segurança no trânsito

Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Você se mantém mais seguro e não atrapalha o trânsito.
Cuidado nas ultrapassagens - Só ultrapasse pela faixa da esquerda. Você evita surpresas para você e o motorista da frente.
Atenção ao sinal amarelo - Não faça do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres.
Buzina só em último caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso só causa stress e sustos desnecessários. Quando o carro a sua frente estancar no sinal, tenha paciência e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser você.
Pega é crime - Fazer pega nas ruas é crime. Rua não é pista de corrida. Acidentes durante pegas geralmente matam motoristas e transeuntes inocentes.
Não utilize celular - É proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda. Falar ao celular atrapalha a concentração e provoca acidentes graves.
Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a visão dos motoristas que passam e das crianças que atravessam a rua. Calçada é lugar de pedestre, não de carro.
Cinto de segurança é obrigatório - Não abra mão de sua segurança. Para não amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessórios acolchoados nos cintos. Torne a colocação do cinto um procedimento automático assim que entrar no carro.
Faixa de pedestre - O próprio nome já diz tudo. Não pare o carro sobre ela. É contra a lei.
      



  Texto Produzido por:Lucas Pacheco,João Pedro,Sueldo Filho,Yan Alex-Alunos 6º ano Colégio Nova Dimensão

Diário de Futebol


     O futebol é considerado o esporte mais popular do mundo. É um esporte jogado entre dois times, de 11 jogadores, e um árbitro, que garante que o jogo esteja dentro das regras. Ele é jogado num campo retangular, de gramado, com uma trave retangular em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo, para colocá-la dentro da trave do adversário, fazendo-o famoso.
    O tempo do jogo é de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos.
    O futebol foi criado pelos britânicos. Em 30 de Novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial entre seleções, que terminou no empate sem gols.
    O jogador mais conhecido no mundo chama-se Pelé, e é conhecido como “Rei”, seu nome é Edson Arantes do Nascimento, nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no dia 21 de outubro de 1940, e tem agora, 71 anos.







Texto produzidor por :André, Angelo, Lucas Valentim- 6º ano Colégio Nova Dimensão