quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Poluição da água

    Para entendemos melhor a primeira pergunta que devemos fazer  é, o que é poluição da água? É a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.
  As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, renites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarreia sanguinolenta. 
    A dengue é uma doença que se propaga somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa para a criação do inseto. 
   A água tem várias fontes de poluição, a maior delas está nas cidades. A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes.
   A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática.
Os produtos agrotóxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e até às águas subterrâneas
  A água e um bem precioso,temos que ter cuidado de que forma a água do nosso planeta e usada, pois podemos em um futuro bem próximo não termos mais água potável para o uso dos seres vivos.

       Texto produzido por: Ingrid,RenataJhanayna,Yasmim- Alunas do 6°ano do Colégio Nova Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário