quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cultura Nordestina



    Cultura popular, como o próprio nome já diz, é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre as pessoas pertencentes a determinadas regiões. 
      Seu conteúdo é específico daquela localidade. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, aí incluídos suas crenças, artes, moral, leis, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, etc. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo desta região, como na alimentação, na linguagem, na religiosidade e na vestimenta por exemplos.
    As feiras livres são organizadas e realizadas ao ar livre em logradouro previamente destinados para esse evento. Elas são chamadas de centro comercial Popular, pois lá se pode comprar de tudo. Além dos produtos destinados à nossa alimentação como carnes, frutas, verduras, ovos, cereais, etc. Também são encontrados:
 Artesanato caseiro e decorativo em madeira, couro, corda, palhas, metal, flandres, e estopa;


  Vestuário (calças, camisas, cuecas, calcinhas, bermudas, biquínis, indumentária típica como as de vaqueiro e tangerino, por exemplo); 
  Além do artesanato, das feiras, algo muito popular no nordeste e a literatura de cordel, consiste na criação de pequenos livros, que contam histórias em prosas e versos, sobre os mais variados assuntos, para os nordestinos, a literatura de cordel representa e expressão dos costumes regionais. 
   Vamos procurar conhecer mais da nossa cultura, os nossos costumes, pois a região nordeste tem riquezas que muitos de nós ainda não conhecemos.
           Texto produzido por:Rayssa,Sthefany,Gionanna,Iris-Alunas 6° ano Colégio Nova Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário